Tubulações a vapor
Tubulações de Vapor (Cor Branca)
De acordo com as normas da ABNT NBR 6493/1994, as tubulações ou tubos para condução, são diferenciados por sua cor, ou seja, para cada tipo de fluido transportado existe uma tubulação de determinada cor. Isso é de extrema importância para que o técnico ou profissional responsável pela manutenção sabia quais os procedimentos e cuidados que ele deverá tomar sempre que for realizar seu trabalho. Na maioria das instalações prediais as tubulações de cor branca são responsáveis pelo transporte de ar comprimido e nas indústrias elas têm a função de transportar vapor. Algumas características comuns das tubulações de vapor são que suas horas de operação são muitas, e se encontram frequentemente em instalações externas.
O vapor é um fluido pouco corrosivo para o qual os diversos materiais podem ser empregados até a sua temperatura limite de resistência mecânica aceitável. Os limites de temperatura estão fixados principalmente em função da resistência a fluência dos diversos materiais. Os tubos de aço (de qualquer tipo) são ligados com solda de encaixe para diâmetros até 11/2"- 2", e com solda de topo para diâmetros maiores. As válvulas de aço são de construção forjada, com extremidades para solda de encaixe, para diâmetros ate 2" e fundidas, com extremidades flangeadas ou para solda de topo, em diâmetros maiores.
Tubos mais utilizados no mercado
Os tubos mais usados são os de materiais ferrosos como o aço-carbono, o aço-liga e o aço-inoxidável. Os tubos de aço-carbono são os mais utilizados, devido às suas excelentes qualidades mecânicos, à boa soldabilidade e ao seu baixo custo. Além disso, eles podem trabalhar com água, vapor condensado, gás e óleo a pressões e temperaturas elevadas.
Importância dos purgadores de vapor
Em quaisquer tubulações para vapor é muito importante a perfeita e completa drenagem do condensado formado, por meio de purgadores. Para auxiliar a drenagem é feita algumas vezes a instalação