Tubulações de vapor
CURSO DE EM ENGENHARIA MECÂNICA
Sistema de Vapor em Instalação Industrial
Engenharia Integrada IV
São Leopoldo
LISTA DE FIGURAS
LISTA DE TABELAS
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Este projeto integrado tem como objetivo analisar o sistema de vapor de uma planta industrial responsável pela manufatura de equipamentos para extração de petróleo. Através do levantamento dos equipamentos, principais acessórios e tubulações será possível entender o layout do sistema e consequentemente o método de funcionamento da linha de vapor. Com o entendimento do processo e suas restrições, cálculos serão executados através de engenharia reversa para sugestão de futuras melhorias ou adequações do atual plano de operação.
2 CONSIDERAÇÕES GERAIS DE PRODUTO
Equipamentos de extração de petróleo são compostos por diversos componentes de acionamento e apenas dois equipamentos para a prática do bombeamento propriamente dito, o conjunto rotor (aço) e estator (elastômero) conforme mostra Figura 1.
Figura - Detalhamento sistema de bombeio
O estator possui um perfil lobular de elastômero protegido por tubo de aço, normalmente de SAE 1020, que é instalado na terra. No interior do perfil lobular é montado o rotor, que ajustado as dimensões ideais é responsável pelo bombeamento de petróleo até a superfície. Estes ajustes entre estator (borracha) e rotor (aço) são responsáveis pela eficiência do equipamento, onde a vedação entre os dois materiais é extremamente importante para eficiência que varia de 60 a 80%. Os estatores possuem vida útil entre 18 e 24 meses devido ao grande desgaste no contato dinâmico do rotor e óleo (com impurezas como areia, rochas, etc) com a borracha. Esta vida útil foi atingida devido aos estudos, adequações e parametrizações dos processos de vulcanização do elastômero.
Após preparação do diâmetro interno do tubo coma aplicação de adesivos de colagem, o macho perfilado