Balanço social
2
1 INTRODUÇÃO A sociedade brasileira apresenta um crescente interesse pelo relacionamento social, pela democracia, e por isso, exige maior transparência dos atos da gestão pública do nosso país, na busca e consolidação do exercício da plena cidadania. As tendências quanto aos avanços na transparência e na publicação dos demonstrativos contábeis na área pública tem sido alvo de valoração considerando as grandes mudanças recentes da legislação pública e nas normas brasileiras de contabilidade.
Tais avanços dão além de mais transparência, também mais publicidade, de forma compreensível, de informações de natureza econômico-financeiras e especialmente daquelas relacionadas com os resultados sociais e sua respectiva contribuição real para o crescimento sócio-econômico do município.
No entanto, enfrentamos um considerável atraso no sistema de informação dos órgãos públicos, o que apresenta a necessidade de dispormos as informações de forma que possam ser compreendidas pela sociedade, numa linguagem acessível e de fácil interpretação.
Nesse sentido, visando suprir esta demanda, as instituições encontraram no Balanço Social o instrumento ideal para a divulgação de suas ações sociais. No modelo tradicional da Contabilidade Governamental, tem -se encontrado apenas uma maneira de informar. Os profissionais preocupam -se apenas em elaborar informações que atendam aos dispositivos legais, e às exigências do Tribunal de Contas do Estado.
A sintonia que existe entre a contabilidade dentro das prefeituras e os mecanismos de controle do Tribunal de Contas, não pode ser unicamente a finalidade da Contabilidade Governamental
O Balanço Social insere-se como mecanismo que pode motivar a relação entre poder público municipal e cidadãos, membros de uma mesma sociedade, pois, pelas informações apresentadas poderá inibir a prática de ações ocultas pelos agentes da
3
máquina