Administração
A questão do lixo nos grandes centros urbanos é apresentada como um dos maiores desafios a ser enfrentado, principalmente, pelas Administrações Públicas.
Várias preocupações fazem parte do nosso cotidiano: falta de espaço para disposição dos resíduos, catação em lixões, degradação dos recursos naturais, custos elevadíssimos de coleta e deposição dentre outros.
Como podemos verificar, a realização de serviços ambientalmente adequados de limpeza urbana são imprescindíveis para a vida saudável da população.
Aqui você vai conhecer um pouco mais a respeito de reciclagem de resíduos sólidos e alguns tipos de equipamentos utilizados para a triagem desses resíduos. mapa.htmlmapa.html http://www.seletivarecicle.hpg.ig.com.br/
A Natureza depende de si
Reduzir a extração de matérias-primas necessárias à produção de novos bens de consumo, bem como diminuir as quantidades de lixo a ser tratado e eliminado são, apenas, as principais razões que nos devem levar a contribuir para a reciclagem.
Afinal, colocar nos locais devidos os resíduos recicláveis é um gesto que está ao alcance de todos e que, ao entrar na nossa rotina, promove uma melhor qualidade de vida.
http://www.seletivarecicle.hpg.ig.com.br/mapa.html
PAPEL
Com relação ao lixo, cabe às Prefeituras a tarefa de gerenciá-lo bem. É preciso universalizar a Coleta de Lixo Domiciliar.
No Brasil, 46 milhões de pessoas moram em lugares onde o lixo não é recolhido pelo poder público.
As Administrações Municipais, em parceria com a Sociedade e as Indústrias de Reciclagem, devem promover programas de Coleta Seletiva.
Estima-se que o Brasil perde mais de US$ 4 bilhões por ano por não aproveitar todo o material reciclável. As cooperativas de catadores precisam ser apoiadas.
E é importante que, além da erradicação dos lixões, promova-se a recuperação ambiental daquelas áreas e que o lixo passe a ser disposto em Aterros Sanitários ou controlados.
Foto 1
Como Preparar