Técnicas de Ensino
CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DISCIPLINA: Instrumentação para o Ensino de Ciências e Biologia
ALUNOS: Ana Cláudia Mota, Nathália Rosa Santos e Saulo Lima
Técnicas de Ensino
Itapetinga-2013
Técnicas de Ensino
Na execução do trabalho didático, o professor está sempre se deparando com a necessidade de definir as técnicas que irá utilizar para desenvolver os conteúdos de seu planejamento de ensino. Essa tarefa é comum em todos os graus de ensino.
O professor busca inovar sua prática dinamizando as atividades desenvolvidas em sala de aula. Algumas estratégias metodológicas tendem a imprimir um caráter mais bem elaborado, mais autêntico, criativo, inovador aos planejamentos elaborados periodicamente.
Aula expositiva e Aula expositiva dialogada
Uma das mais utilizadas e mais criticadas técnicas de ensino utilizadas pelos professores é a aula expositiva, presente no Brasil desde o plano pedagógico jesuíta. Define-se por uma estratégia metodológica em que se atesta a figura do educador como foco principal. O professor era transmissor do acervo cultural, tendo um caráter verbalista e autoritário e o aluno um sujeito passivo da aprendizagem. Mediante tais aspectos a aula expositiva era a técnica de ensino padrão da Pedagogia Tradicional. No entanto, após o surgimento da Pedagogia Nova, o aluno passou a ser o centro do processo e novas técnicas começaram a ser postas em prática. Na década de 70 a Pedagogia Tecnicista enfocava a instrução programada, módulos de ensino e estudo por meio de fichas. Outra tendência surge nos anos 80, a Pedagogia Crítica que relaciona escola com a realidade social.
Como características da aula expositiva bem organizada autores concordam em que: é necessário o domínio do conteúdo por parte do professor; devem ser bastante criteriosos na introdução, desenvolvimento e conclusão; a aula deve ser ilustrada com recursos didáticos que