técnicas de ensino
DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO
FUNDAMENTAL
Eliane Camargo
Marizelle Amaral
INTRODUÇÃO
O presente artigo tem como objetivoapontar alguns dos principais pontos relevantes à formação do professor para o ensino fundamental, no que tange o embasamento de um estudo maior sobre um olhar no processo de formação do professor de modo a propiciar ao aluno a aquisição de competências no processo de ensino aprendizagem no conteúdo de Ciências.
A principal questão norteadora do trabalho realizado optou-se por girar em torno da: formação do professor; sobre o ensino fundamental e conteúdos de Ciências potencializando a construção de saberes no Ensino Fundamental, como alternativa no processo de ensino-aprendizagem das Ciências. Nessa perspectiva, questiona-se como capacitar o professor para lecionar o conteúdo de ciências na educação básica de maneira que os alunos assimilem o conteúdo relacionando no seu cotidiano.
A má formação inicial ou a carência de formação continuada do professor podemtornar-se outro obstáculo ao processo de ensino-aprendizagem, pois a falta defundamentação teórico-metodológica dificulta uma seleção coerente de conteúdos, bemcomo um trabalho crítico-analítico com o livro didático adotado. Autores como Carvalho eGil-Pérez (2001) chamam a atenção para o fato de “(...) que algo tão aparentemente claro ehomogêneo como ‘conhecer o conteúdo da disciplina’ implica conhecimentos profissionaismuito diversos (...) que vão além do que habitualmente se contempla nos cursosuniversitários” (2001, p.21).
Pode-se dizer que, ao longo da história, em nosso país, a formação de professores não tem sido assumida pelo Estado como um esforço do governo e de uma política social que se preocupe com a qualidade da educação e com o processo de cidadania do povo brasileiro. A estrutura social, tal como vem se construindo em nosso país, determina, em grande parte, a ineficiência de nosso ensino. Por sua vez, a