Tecnicas de ensino (resumo)
As técnicas de ensino, elemento do processo pedagógico escolar que estabelecem relações com a totalidade social, dispõe, portanto de uma autonomia relativa e subordinada a dados aspectos componentes do referido processo. É nesse sentido que seu lugar pedagógico escolar e social se inscreveu em nosso horizonte de preocupações. O tecnicismo pedagógico significa sobrelevar as técnicas, os processos, os recursos materiais ligados á dinâmica concreta do ensinar e do aprender. A técnica de ensino, nesse âmbito deixa de ser um elemento interposto entre ambos com uma função mediadora, e acaba no mínimo, substituindo o lugar do professor, se não de fato, pelo menos simbolicamente. Portanto, o lugar que as técnicas ocupam num ideário pedagógico é que define sua própria constituição. Ou de outra forma: constituição intrínseca da técnica esta na direção da pratica social, á qual ela serve. E isso se resolve no âmbito de ideário pedagógico. Ela pode, portanto ser resgatada em conformidade a outro método ou a um ideário pedagógico.
O estudo do meio como técnica de ensino
Para que o estudo de texto se realize com profundidade, de modo criativo e criativo, deixa, os clara a posição do aluno não só na predeterminação dos objetivos para o estudo, como também no levantamento das hipóteses que podem ser testadas, confirmadas refutadas ou aceitar, sempre utilizando-se das pistas que o texto pode oferecer. Finalmente partimos do pressuposto de que estudo de texto se complementa com um trabalho de produção de novos textos a partir de um texto estudo criar e deixar florescer muitas outras propostas a partir do engajamento como o texto estudo.
Aula expositiva: Superando o tradicional
Compreendendo a inter-relação entre educação e a pratica social, o professor busca utilizar técnicas de ensino como meios para a aquisição do saber sistematizada. Para transformar a aula expositiva em técnica de ensino capaz de