Empreendedorismo
"Só pode ser considerado empreendedor aquele que cria um produto altamente inovador."
Aluna: Monique Carneiro Remígio
03/06/2011
RESUMO
Só pode ser considerado empreendedor aquele que cria um produto altamente inovador.
Empreendedorismo e inovação são conceitos associados, mas não é a radicalidade que define isso.
Somente criar um produto altamente inovador, não o torna um empreendedor de imediato. É necessário saber gerir um negócio para integrar sua inovação ao mercado. Ao mesmo tempo que não é apenas no produto que se chegam às grandes inovações, é possível ser criativo e ousado através de estratégias, modelos de negócios, 'revisitar' ou agregar valores a antigos produtos e serviços.
Contudo é bom salientar que não é apenas abrindo uma empresa que se torna empreendedor. Para sê-lo é preciso assumir riscos trazendo algo novo ao mercado.
O MITO DO PRODUTO ALTAMENTE INOVADOR PARA SER UM EMPREENDEDOR
Considera-se isto um mito porque na verdade, a maioria dos empreendedores se concentra mais no processo do que no produto, como a melhoria em um processo de distribuição, a inclusão de um serviço junto com o produto ou um reposicionamento de mercado. As inovações radicais representam uma minoria dos empreendimentos de sucesso.
No caso brasileiro, o mito é, mais uma vez, o contrário. Aqui se considera empreendedor todo e qualquer empresário. Basta ter um negócio próprio e ele se denomina empreendedor, não importando se ele assume riscos, promove inovações, redesenha modelos de negócios, adota estratégias ousadas ou cria valores diferenciados para o cliente.
Muitos empresários, ao contrário do empreendedor, têm medo de assumir riscos, não aceitam mudanças com facilidade, não tomam iniciativas nem enxergam oportunidades.
O jovem empreendedor de hoje
Conhecido por sua criatividade e determinação,