Tutela antecipada nos beneficios assistenciais
Não há como compreender o momento presente do Direito, sobretudo do Direito da Seguridade Social, que é um direito de luta, sem estudar as bases históricas sobre as quais desenvolveu-se cada instituto.
Assim separamos os principais nomes da história da seguridade social:
* OTTO VON BISMARCK
Responsável por desenvolver um projeto de seguro operário, ou seja, o nascimento da previdência social. Com a edição da Lei de Seguros Sociais em 1883 sendo que antes disso não teria havido qualquer outra norma de natureza previdenciária.
Primeiro instituiu o seguro doença e logo após o seguro contra acidente de trabalho e em 1889 o seguro invalidez e a velhice, onde se realizava com tríplice contribuição, qual seja, por parte dos empregados, empregadores e estado.
A intenção de Bismarck era ampliar o espectro de proteção previdenciária aos trabalhadores tendo em vista que: `por mais caro que pareça o seguro social, resulta menos gravoso que os riscos de uma revolução’.
O projeto de Bismarck se espalhou pelos demais países da Europa, criando-se na França em 1.898 normas concernentes a assistência aos idosos e regulamentação quanto aos acidentes de trabalho, o qual foi seguido pela Inglaterra ao instituir o Workmen´s Compensation Act, onde se tinha um seguro obrigatório contra acidentes de trabalho que o empregador era sempre considerado culpado pelo sinistro, independentemente de real culpa.
* WILLIAN BEVERIDGE
Durante a segunda guerra mundial, foi organizada uma comissão na Inglaterra pelo economista Willian Beveridge, com o objetivo de elaborar um projeto de seguridade social a ser implementado logo após o término da segunda guerra mundial.
A conclusão foi que o sistema de seguridade deveria ser criado não para suprir as necessidades, mas para gerar um desenvolvimento e atividades que garantam renda para os indivíduoos. Tinha então por objetivo unificar os seguros sociais já existentes, para que a proteção se