Turnover e absenteísmo
Como calcular o Turnover?
Uma empresa calcula turnover, em geral, para poder ter referenciais para suas ações de mudança, para seu trabalho de desenvolvimento. Bem comparando, é como se a empresa fosse um veículo; nesse caso o turnover seria uma luz vermelha no painel deste carro indicando que o combustível está no final ou que o motor está superaquecido.
O turnover apresenta várias discussões da forma mais adequada de cálculo. Dentre estas temos a mais clássica que apresentamos a seguir.
Cálculo clássico de Turnover
Fórmula: Nª de Demissões + Nª de Admissões / 2 / Nª de Funcionários ativos (no último dia do mês anterior).
Prejuízos pela má administração do turnover:
O Turnover é muito discutido no meio organizacional, sendo um indicador importante de Saúde Organizacional. Para que o cálculo seja feito de maneira adequada precisamos expurgar o que for Aumento ou diminuição de quadro, pois, não teremos "rodízio" de pessoal. No meio de Callcenter a orientação geral é que cada operação tenha seu cálculo feito separado para que seja mais preciso. E a o número final da empresa é feito pela média ponderada de cada operação. O Staff deve ser considerado como uma operação. O Turnover precisa ser controlado para manter o capital intelectual da empresa, além de trazer fortes impactos em custo de recrutamento, seleção e treinamento quando está fora de controle. | | Turnover alto, em geral, provoca prejuízo financeiro a uma organização! | | Apesar de muitas empresas acreditarem que, quando uma saída de colaborador é por sua decisão e, portanto, não a afetará, isto é um engano. Qualquer saída é traumática para a