Ladefjr
523 palavras
3 páginas
A retocolite ulcerativa, ou colite ulcerativa, ou RCUI (de retocolite ulcerativa inespecífica ou idiopática) é uma doença crônica do intestino grosso, de causa desconhecida e que causa inflamação e feridas no revestimento interno do colon e do retoComo se desenvolve?
Não se conhece a causa da Retocolite Ulcerativa Inespecífica. Também é desconhecido o motivo da doença desenvolver-se em determinado momento da vida.
Sabe-se, no entanto, que fatores genéticos e do sistema imune (onde estão os mecanismos de defesa natural) estão envolvidos.
É provável que fatores ambientais ainda não determinados ativem inapropriadamente o sistema imune de pessoas geneticamente suscetíveis, causando dano aos seus próprios intestinos, fenômeno conhecido como de auto-imunidade.
O que se sente?
A principal manifestação é diarréia com sangue. Conforme a gravidade da doença, o número de evacuações varia de menos de 5 episódios diários até 10 ou 20 e o volume de sangue pode ser variável, causando ou não sintomas pela conseqüente anemia.
A consistência das fezes varia de completamente líquidas até parcialmente formadas.
Pode ocorrer febre, mal-estar geral, fraqueza, cólicas e dores abdominais difusas. Junto às fezes pode ser observada a presença de muco - uma espécie de catarro gelatinoso - e pus, caracterizando uma diarréia chamada de disenteria. Necessidade imediata ou urgência de evacuar, perda do controle esfincteriano (incontinência) e dor evacuatória também ocorrem devido à inflamação do reto.
Quando a doença é intensa, podem ocorrer anemia, perda de peso, edema (inchaço) nos pés e pernas, desnutrição e desidratação.
Como se previne?
Não há forma de prevenção da doença.
Pode-se diminuir muito a recorrência de crises com o uso correto das medicações.
Recomenda-se para indivíduos com doença leve, com ou sem uso de medicação, que evitem a ingestão de cafeína e de alguns vegetais produtores de gás.
Sintomas
Os principais sintomas são sangramento e diarreia com cólicas,