Trilhos ferroviários
Os trilhos cumprem duas funções principais: constituem a superfície de rolamento pelo qual trafegam os veículos ferroviários, servindo como guia, e transmitem os esforços decorrentes do movimento do veículo (carga dos eixos, esforços de aceleração e frenageme esforços devido à variação de temperatura) para a infra-estrutura viária.
Perfil do trilhoO perfil básico utilizado em trilhos ferroviários convencionais é o tipo Vignole, que é composto por boleto, alma e patim, definido pela NBR 7590 e apresentado na figura 04.
A NBR 7650 define boleto como a parte do trilho destinada ao apoio e deslocamento da roda ferroviária, e alma como a parte do trilho compreendida entre o boleto e o patim. Este é definido como a base do trilho constituída pela massa mais longa do duplo T, atravésdo qual o trilho é apoiado e fixado nos dormentes.
A classificação dos trilhos é feita pelo peso por metro linear. Se a caracterização de um trilho for TR 68, significa que cada metro dele pesa 68 kg.
A AREMA (American Railway Engineering Association), uma associação americana ferroviária, padroniza a estampa dos trilhos na sua alma a cada 19” ou 4,9 metros para que por meio desta, seja possível a identificação do peso em libras por jardas, tipo da seção, método de eliminação de hidrogênio, marca do fabricante, ano e mês de laminação como mostra a figura 05.
No mesmo esquema pode-se observar que existe outro tipo de marcação, existente nos trilhos fabricados por lingotamento contínuo que também ocorre a cada 4,9 metros e representa o tipo de trilho, o número da corrida, sua numeração serial, que representasua posição no lingote, número da valeta onde foi produzido e número da posição que