História do movimento psicanalítico
A História do Movimento Psicanalítico.
A história do movimento psicanalítico, uma obra criada Sigmund Freud, nela relata sobre uma discussão sobre princípios fundamentais da psicanálise. Sua obra nos mostra que a Psicanálise se difere de outras formas de investigação da vida mental e atribui para si a criação desta ciência, apesar de reconhecer que Joseph Breuer teve o mérito de ser precursor da mesma ao trabalhar com o método catártico em suas análises, método considerado por Freud como o primeiro passo para fundamentação e criação da mesma.
Em 1909, Freud teve sua primeira oportunidade de abordar em público sobre a psicanálise, declarou que não havia sido ele quem à criará, e sim Joseph Breuer, com seu método catártico em busca de encontrar soluções de problemas como a histeria. A partir dai ele declara ser um estágio preliminar da psicanálise, e a psicanálise em si teria seu inicio quando ele deixaria de usar a técnica hipnótica e introduziu as associações livres.
Uma descoberta fundamental de Breuer era o fato de que os sintomas de pacientes histéricos baseava-se em cenas do seu passado que lhes causaram grande impressão, mas foram esquecidas (traumas), a terapêutica, que consistia em fazê-los lembrar e reproduzir essas experiências num estado de hipnose (catarse), e o fragmento de teoria inferida. Esse sintomas representavam um emprego anormal de doses de excitação que não haviam sido descarregadas (conversão).
Após Breuer ter feito sua primeira descoberta do método catártico deixou-o de lado durante anos e só veio a retomá-lo por instigação de Freud, quando ele voltou seus estudo ao Charcot. Freud sendo ele médico, assumiu um contra gosto pela profissão médica, porem naquela época um forte motivo para ajudar as pessoas que sofriam de afecções nervosas, ou pelo menos parar desejar compreender algo sobre o estado delas. Adotou-se da Fiosioterapia, porem logo se desanimou com os resultados com estudos da Elktrotherapie de Erb.
Breuer e Freud