História do Movimento psicanalítico
Inicialmente, o próprio Freud considerou a psicanálise como obra de Breuer, porém, após reflexões ele atribuiu a criação a si mesmo, considerando o método catártico de Breuer como estágio preliminar. Considerou também, que a psicanálise surgiu de fato quando ele deixou a tec
Desobertas de Breuer: sintomas dos histéricos baseiam-se em cenas do passado que os marcaram, mas foram esquecidas (traumas); a terapia consistia em fazê-los lembrar e reproduzir essas experiências em estado hipnótico (catarse)
No inicio do trabalho de Freud e Breuer com o método catártico, a terapia se dava conduzindo a atenção do paciente ao sintoma e então descobrir qual o conflito mental envolvido. Ao longo desse trabalho, foi descoberto o processo mental característico das neuroses, mais tarde chamado por Freud de regressão.
As associações dos pacientes retrocediam a partir da cena que se tentava elucidar, até os anos da puberdade, sem êxito em aclarar os anos da infância.
- toda experiência patogênica implica uma experiência previa
Primeira divergência de Breuer e Freud foi uma questão relativa aos mecanismos psíquicos da histeria: o primeiro dava preferência a a uma teoria até certo ponto, fisiológica sobre os ditos ‘estados de consciência’ (teoria hipnóide), a ‘teoria da defesa’ de Freud se opunha.
No tratamento de sua primeira paciente famosa, breuer se usou de uma relação, que poderia servir como protótipo para o que viria a se chamar transferência, porem, lhe escapou o caráter sexual dessa relação.
O surgimento da transferência sob forma sexual, infere que as forças impulsionadoras d neurose estão mesmo no âmbito sexual
Freud percebe também que foi levado a essa teoria por comentários feitos por seus mestres. Breuer sugeriu que a neurose de uma paciente sua seria atribuída à ‘secrets d’alcôve’ (segredos do leito conjugal). Mais tarde, Charcot declarou que os sintomas da paciente cujo marido era impotente seriam