revolução francesa
Revolução Francesa
Aluna: Julia Del Piero e Milena Acchar
Turma: M1- Administração.
GUARAPARI 2013
Introdução
A Revolução Francesa aconteceu entre 1789 e 1799, foi um conjunto de revoltas do povo, que alteraram o quadro político e social da França. Em causa estavam o Antigo Regime e a autoridade do clero e da nobreza. Foi influenciada pelos ideais do Iluminismo e da Independência Americana (1776). Está entre as maiores revoluções da história da humanidade.
A tomada de Bastilha
Bastilha era uma velha fortaleza utilizada pelo regime monárquico como cadeia para criminosos comuns. Porém, o prédio foi transformado em prisão de intelectuais e nobres, em especial, os opositores à monarquia, a igreja católica, etc. A queda da Bastilha foi um evento decisivo para o início da Revolução Industrial, ocorreu em julho de 1789, que teve como um dos objetivos a tomada dos armamentos presentes no seu interior.
A invasão da Bastilha e a consequente Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão formaram o terceiro evento desta fase inicial da revolução.
A queda da Bastilha, no 14 de Julho de 1789, ainda hoje é comemorada como o principal feriado francês.
Durante a tomada, o marquês de Launay, o governador da Bastilha, ainda tentou negociar. Os guardas, no entanto, descontrolaram-se, disparando na multidão. Indignado, o povo reunido na praça em frente, partiu para o assalto e dali para o massacre. O tiroteio durou aproximadamente quatro horas. O número de mortos foi incerto.
A República Jacobina
A República Jacobina foi à fase mais dura, com muito radicalismo e terror, da Revolução Francesa (1789-1848), sendo ainda hoje um marco inesquecível para todos os países. Sua influência é direta e universal forneceu o modelo para todos os movimentos revolucionários posteriores. Foi a priori, uma revolução de massa, social e amplamente caracterizada pela radicalidade. A sua peculiaridade, segundo Hobsbawm, se encontra