Trabalho de Pesquisa de orçamentos familiares
POF – Pesquisa de Orçamentos Familiares
Artigo
Nesse artigo trataremos sobre a pesquisa dos orçamentos familiares (POF). POF é uma é uma pesquisa domiciliar por amostragem, que investiga informações sobre características de domicílios, famílias, moradores e principalmente seus respectivos orçamentos, isto é, suas despesas e recebimentos. A pesquisa busca mensurar, a partir de amostras representativas de uma determinada população, a estrutura de gastos (despesas), recebimentos (receitas) e as poupanças desta população. As análises a serem feitas são obtidas pelo IBGE, a partir do POF de 2008/2009, onde foram entrevistados cerca de 60 mil domicílios urbanos e rurais entre maio de 2008 e maio de 2009. Sendo assim usado como base o artigo do Doutor Fernando Nogueira Da Costa.
Os resultados trazidos pelo IBGE traçaram primeiramente o perfil dos gastos das famílias brasileiras, e de acordo com o instituto o gasto médio mensal é de R$ 2.419,77. Vale lembrar que é o perfil das famílias brasileiras e separando alguns grupos podemos perceber mudanças discrepantes nestes gastos.
Os gastos médios são divididos em 29,2% de Habitação(o maior gasto) cujo tamanho médio diminuiu de 3,62 para 3,30 pessoas entre 2003 e 2009,e vale lembrar que as famílias unipessoais são as que gastam mais gastam com essa necessidade (35,4% da despesa total) e as famílias de casais com filhos são as que menos gastam com habitação(27,3%).
16,1% são os gastos em Alimentação apresentando variação dentre os diversos arranjos familiares. Tratando desse assunto, agora as famílias de casais com filhos possuem os maiores gastos(18,2%) e as unipessoais com a menor de 14,3%.
O Transporte é considerado16% do orçamento e teve um aumento de 0,9% levando em consideração a POF 2002-2003.Os gastos menores são 5,9% em Saúde se destacando as famílias unipessoais (6,8%),de casal sem filhos (6,6%) e as famílias de casal com filhos e outros parentes(6,5%).Também temos2,5%