Dilatação trilhos ferroviários
SÃO LUÍS-MA
2014
DILATAÇÃO TÉRMICA EM TRILHOS FERROVIÁRIOS
Trabalho apresentado à disciplina de Ferrovias ministrada pelo professor Hidelgardo para obtenção da 1ª nota.
SÃO LUÍS-MA
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 03
2 CARACTERÍSTICAS DAS FERROVIAS 04
3 TRILHOS FERROVIÁRIOS 05
4 DILATAÇÃO TÉRMICA 06
5 DILATAÇÃO NAS FERROVIAS.......................................................................07
6 CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15
1 INTRODUÇÃO
O transporte ferroviário é o realizado sobre linhas férreas para transportar pessoas e mercadorias. As mercadorias transportadas neste modal são de baixo valor agregado e em grandes quantidades como: minério, produtos agrícolas, fertilizantes, carvão, derivados de petróleo, etc. É um transporte pouco utilizado no Brasil, se comparado com o rodoviário, no entanto é muito importante e tem sido visto como uma alternativa de crescimento para o país por isso é de suma importância o conhecimento sobre o mesmo.
O objetivo desse trabalho é consolidar e agregar conhecimentos sobre os princípios básicos de uma ferrovia , com o foco nos trilhos. Para que possamos saber escolher a melhor alternativa para lidar com a dilatação térmica sempre buscando o melhor custo-benefício.
2 CARACTERÍSTICAS DAS FERROVIAS
A interação veículo-via dá pelo contato direto das rodas metálicas do trem com os trilhos, que também são metálicos.Isto provoca um desgaste considerável dessas partes devido a grande magnitude da carga que solicita as rodas.Apesar da pequena resistência ao desgaste, esta alta solicitação faz com que este tipo de interação veículo-via seja mais adequado.Diferentemente dos outros tipos de transporte, o sistema ferroviário não possui mobilidade quanto à direção do veículo.Seu trajeto é