Modal Ferroviario - Desvantagens
O Brasil tem uma malha ferroviária de aproximadamente 28 mil quilômetros com onze concessionarias operando, grande parte dessa malha ferroviária do Brasil está concentrada nas regiões sul e sudeste com predominância para o transporte de cargas. Esse modal tem como características: origem e destino fixo e não requerem urgência no transporte por que o sistema ferroviário é tido como um transporte lento devido as suas grandes cargas já que a sua capacidade é para tonelagens, e seus trilhos percorrem longas distâncias e tem baixa emissão de poluentes. Outra característica do modal ferroviário é que ele possui maior segurança visto que ocorrem poucos acidentes, furtos e roubos.
1.1 Desvantagens do modal ferroviário
Segundo Faria e Costa (2011) uma das desvantagens do transporte ferroviário é que ele é adequado somente para o transporte de commodities (mineiro de ferro, produtos agrícolas, fertilizantes, carvão, derivados de petróleo,), que mesmo sendo carregado em grandes quantidades são produtos de baixo valor agregado, isso é considerado uma desvantagem pelo fato que o transporte tem um alto custo e por causa da velocidade baixa devido às dificuldades de conexão entre os diferentes trechos e de falhas na regulação do setor o produto demora para chegar até seu destino. Outra desvantagem são seus trilhos fixos que não possibilita uma flexibilidade no trajeto, mas mesmo com esses problemas a utilização do modal ferroviário desafogaria o modal rodoviário, podendo ser utilizados para o transporte de cargas mais especializadas e de passageiros, aliviando assim o fluxo dentro das grandes cidades.
1 MODAL FERROVIARIO
O Brasil tem uma malha ferroviária de aproximadamente 28 mil quilômetros com onze concessionarias operando, grande parte dessa malha ferroviária do Brasil está concentrada nas regiões sul e sudeste com predominância para o transporte de cargas. Esse modal tem como características: origem e destino fixo e não requerem urgência