Projetos Ferroviario
O modal ferroviário caracteriza-se, especialmente, por sua capacidade de transportar grandes volumes, com elevada eficiência energética, principalmente em casos de deslocamentos a médias e grandes distâncias. Apresenta, ainda, maior segurança, em relação ao modal rodoviário, com menor índice de acidentes e menor incidência de furtos e roubos. São cargas típicas do modal ferroviário:
Produtos Siderúrgicos. TIPOS DE CARGAS TRANSPORTADAS PELO MODAL
O modal ferroviário e um modal altamente maleável devido a sua fácil acomodação de qualquer tipo de acessório de carga como containers, vagão tanques e entre outros e facilitando assim as cargas a serem transportadas a vários tipos de cargas que o modal ferroviário transporta são:
Grãos
Minério de ferro
Cimento e cal
Adubos e fertilizantes
Derivados de petróleo
Calcário
Carvão mineral e clinquer
Containers
O sistema ferroviário nacional é o maior da América Latina, em termos de carga transportada, atingindo 162,2 bilhões de tku (tonelada quilômetro útil), em 2001. Os dados operacionais e econômico-financeiros encontram-se disponíveis no SIADE - Sistema de Acompanhamento do Desempenho das Concessionárias de Serviços Públicos de Transporte Ferroviário.
O modal ferroviário é considerado o precursor na arte de transporte de cargas.
Em dias atuais e expressamente importantes maleabilidade de transporte e extremamente importante e o modal ferroviário se enquadra perfeitamente nesse quesito pela sua alta facilidade de transporta qualquer tipo de carga. A introdução do modal ferroviário no Brasil
A Viação férrea começou a ser concretizada no Brasil quando Irineu
Evangelista de Souza (*1813 †1889), o Barão de Mauá, recebeu em 1852, o.
Privilégio do Governo Imperial para a construção de uma linha férrea entre a
Praia da Estrela, fundo da Baía de Guanabara e a localidade de Fragoso, próxima à Raiz da Serra de Petrópolis. Sua importância teria sido muito grande
Como catalisadora de outras iniciativas