O caçador de Pipas
Amir é rico e bem-nascido, um pouco covarde, e sempre em busca da aprovação de seu próprio pai. Hassan, que não sabe ler nem escrever, é conhecido por coragem e bondade. Os dois, no entanto, são loucos por histórias antigas de grandes guerreiros, filmes de caubói americanos e pipas.
E é justamente durante um campeonato de pipas, no inverno de 1975, que Hassan dá a Amir a chance de ser um grande homem, mas ele não enxerga sua redenção. Após desperdiçar a última chance, Amir vai para os Estados Unidos, fugindo da invasão soviética ao Afeganistão, mas vinte anos depois Hassan e a pipa azul o fazem voltar à sua terra natal para acertar contas com o passado.
A história se passa na década de 70 ,tendo como cenário o Afeganistão onde uma das maiores caracteristicas é a divisão das classes sociais, e na classe dominante temos Amir um garoto mimado, que desde o início do livro demonstra sentimentos questionáveis como raiva, egoísmo,e a busca incesante pela atenção,e pelo amor do pai.
A obra de Khaled Housseini além de mostrar nítidamente a cultura no Afeganistão, retrata de uma forma arrebatadora o valor de uma amizade sincera, e nos faz refletir principalmente sobre valorizar o que/quem temos, que muitas vezes passa despercebido devido a rotina ou pelo simples fato de não enchergarmos. O autor tem a preocupação de detalhar sentimentos, cenários e momentos, oque faz do livro um material ainda mais agradável de ser lido. Confesso que em muitas partes do livro, não pude conter as lágrimas.
Apesar do livro ser um clássico, se você ainda não leu, posso te alertar que "O caçador de pipas" é uma história impactante, que irá te marcar pelo resto da vida, assim como me marcou, prova disso é que mesmo o tendo lido anos