Estudo de Caso: Parasitos
CASO CLÍNICO 1. Um senhor de 48 anos, há muito desejava viajar para Curitiba e aproveitar aquele friozinho gostoso. Na viagem de volta, de ônibus, em uma das paradas, aquela fome!! Haviam parado em um posto, com restaurante, onde o Senhor se deliciou com um churrasquinho mal passado e uma salada verde.
Após algumas semanas, o Senhor começou a sentir-se um pouco estranho, a ter dores abdominais, sensação de fome e tonturas. Ficava irritado, e com o tempo, passou a perder peso. Além disso, sintomas pulmonares também estavam presentes (dor torácica, tosse, intolerância ao exercício). De inicio ele se recusava a ir ao médico, mas com receio de que fosse algo que pudesse transmitir para os seus filhos aceitou a ideia e foi ao posto de saúde.
Logo que o médico fez a anamnese dele e ouviu os sintomas relatados, desconfiou que fosse alguma parasitose e encaminhou-o para fazer exame de fezes.
a) Que parasito(s) foi/foram provavelmente encontrado(s) no(s) exames?
Platelminto Taenia e o Nematódeos Ascaris lumbricóides
b) Como ele pode ter adquirido estes parasitos?
Por meio da ingestão da carne malcozida, de origem suína ou bovina, contaminada com os cisticercos de cada espécie de tênia e pela ingestão dos ovos infectantes em água ou alimentos, principalmente hortaliças.
c) Qual o habitat do parasito no hospedeiro humano? Por que houve perda de peso?
Na mucosa do intestino delgado. O cisticerco fixa-se e a partir daí transforma-se numa tênia adulta. Já com a ascaris, as larvas caem na circulação sanguínea; passam pelo fígado, coração e pulmões e completam seu desenvolvimento ao chegarem ao intestino delgado, atingindo a fase adulta. A perda de peso se dá devido ao parasito se alimentar dos nutrientes do indivíduo, levando a má absorção de nutrientes, a qual pode ocasionar desnutrição.
d) Esses sintomas podem ser apresentados em infecções por outros parasitos?
Alguns desses sintomas sim, porquanto nem