PALEOPARASITOLOGIA: AS DIVERSAS CONTRIBUIÇÕES PARA ENTENDER A ORIGEM DAS PARASITOSES DO NOVO MUNDO E DO VELHO MUNDO.
1755 palavras
8 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO CELSO LISBOARAPHAEL HARTENBACH
PALEOPARASITOLOGIA: AS DIVERSAS CONTRIBUIÇÕES PARA ENTENDER A ORIGEM DAS PARASITOSES DO NOVO MUNDO E DO VELHO MUNDO.
Rio de Janeiro, 2013
INTRODUÇÃO
O campo da Paleoparasitologia vem crescendo a largos passos no Brasil. Apesar de existir há mais de três décadas, ainda é quase que totalmente desconhecida pela maior parte das pessoas.
Os pesquisadores, com a Paleoparasitologia, podem através de estudos, voltar ao passado em centenas de milhões de anos e buscar os mais diversos vestígios de parasitos que infectaram os homens e os animais.
Assim, Paleoparasitologia é nada mais que um ramo da ciência que estuda os parasitos, bem como as doenças que afetaram o homem no passado, e surgiu como uma ferramenta para auxiliar um estudo em que busca a origem, a evolução e muitas vezes o desaparecimento ou ressurgimento destes.
De acordo com o médico Luiz Fernando Ferreira, professor da Fiocruz, fundador e pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública (ENPS), faz-se necessária que modernas técnicas de biologia molecular e análises de DNA, consigam abrir caminhos que possibilitam um diagnóstico mais refinado para a recuperação de material genético de parasitos.
Em 2008, foi lançado um livro sobre o assunto, em que os autores objetivavam difundir a área de paleoparasitologia para todos, mostrando que a palavra é derivada de termos gregos: paleo = antigo, para + sito = junto de, ao lado + alimento e logos = palavra, estudo, o que significa que o material de estudo é bastante exótico para muitos, já que são pesquisas feitas com excrementos fossilizados, corpos mumificados, ossos e tecidos fossilizados tanto de humanos como de animais, além de insetos fossilizados conservados em âmbar.
Importante também para o desenvolvimento das pesquisas está a medicina arqueológica, assim como o estudo das migrações, já que com a dispersão de parasitos pelos continentes é possível