o caçador de pipas
Amir é rico e bem-nascido, um pouco covarde, e sempre em busca da aprovação de seu próprio pai. Hassan, que não sabe ler nem escrever, é conhecido por coragem e bondade. Os dois, no entanto, são loucos por histórias antigas de grandes guerreiros, filmes de caubói americanos e pipas.
E é justamente durante um campeonato de pipas, no inverno de 1975, que Hassan dá a Amir a chance de ser um grande homem, mas ele não enxerga sua redenção. Após desperdiçar a última chance, Amir vai para os Estados Unidos, fugindo da invasão soviética ao Afeganistão, mas vinte anos depois Hassan e a pipa azul o fazem voltar à sua terra natal para acertar contas com o passado.
resenha:
A história se passa na década de 70 ,tendo como cenário o Afeganistão onde uma das maiores caracteristicas é a divisão das classes sociais, e na classe dominante temos Amir um garoto mimado, que desde o início do livro demonstra sentimentos questionáveis como raiva, egoísmo,e a busca incesante pela atenção,e pelo amor do pai.
"E esse é o problema das pessoas que são sinceras: acham que todo mundo também é."
Já na classe dominada temos Hassan filho de Ali, ambos descriminados pelo restante da sociedade dominante por terem descendências mongóis, tendo como características: a bondade, a lealdade e a coragem.
"Por você, faria isso mil vezes"
Amir e Hassan apesar de todas as diferenças, cresceram juntos, tinham a mesma idade e algumas paixões em comum, oque fez com que uma grande amizade nascesse entre os dois.
"Abri a boca e quase disse algo. Quase. O resto da minha vida poderia ter sido diferente se eu tivesse dito alguma coisa naquela hora. Mas, não disse. Só fiquei olhando. Paralisado"
Certo dia, Amir e Hassan se