Tributos
ADO 1 – CARGA TRIBUTÁRIA EXISTENTE NO BRASIL
SÃO PAULO
2014
O Brasil possuí a carga tributária mais alta entre os países emergentes, sua carga é até mais pesada que a do Japão e Estados Unidos. No Brasil os impostos, taxas e contribuições são altos e os mesmos deveriam ser destinados ao desenvolvimento socioeconômico do país, porém não é isto que vemos os recursos que seriam destinados ao Estado para garantir à população seus direitos básicos, como saúde, educação, saneamento, entre outros, não são investidos de forma assertiva, para um país com tantos tributos e com a maior taxa entre os BRICS era de se esperar um desenvolvimento social e econômico bem mais robusto e concreto, onde as pessoas não seriam obrigadas a gastar parte de sua renda com educação, saúde e segurança, atividades de prestação obrigatória por parte do Estado. No entanto, esses recursos são mal alocados e destinados a investimentos que contradizem com o pagamento desses tributos, hoje temos no Brasil um padrão mínimo de qualidade, e é este o motivo da aversão quando falamos sobre a carga tributária existente no país.
O Brasil chega a ter quase 100 tipos de tributos, e entre eles estão às taxas, os impostos, as contribuições de melhorias, etc. O problema não esta no pagamento desses tributos e sim na forma com o país gerencia estes recursos.
Temos como exemplo a Europa, um país onde as taxas são elevadas, porém a contrapartida do governo é altíssima. A Europa esta entre os melhores países em relação à qualidade de vida, segurança, saúde. Sem contar que não existem diversos tributos em cima de um produto, por exemplo, sobre os produtos e serviços é incidido um único imposto, conhecido por IVA, o Imposto sobre Valor Agregado, já aqui no Brasil temos quatros tributos que poderão incidir diretamente sobre o produto ou serviço, conhecidos como ICMS, IPI,
PIS/PASEP e a COFINS. É só comparar o valor final de um produto ou serviço produzido aqui