materias condutores
Introdução
A circulação de uma corrente elétrica é notada em todos os materiais, até mesmo nos gasosos em condições favoráveis. No entanto a maioria dos materiais condutores são sólidos, com destaque para os sólidos metálicos. O que determina se um material é condutor ou isolante é a existência dos elétrons livres pois esses elétrons são responsáveis pela passagem e o transporte de corrente elétrica através desses materiais
A Condutividade Metálica
A conceituação da circulação da corrente elétrica tem sofrido algumas modificações sensíveis, pela teoria que têm sido desenvolvidas. Assim, pela teoria eletrônica clássica, supões-se que o corpo condutor sólido tenha uma cadeia cristalina iônica, envolvendo o íons, uma nuvem de elétrons livres.
Esses elétrons livres são provenientes dos átomos da matéria, e deslocados destes pela ação de uma força externa. No deslocamento dessa nuvem de elétrons através do corpo, este se chocam com os íons do sistema cristalino, perdendo energia de deslocamento, e que se faz notar por um aquecimento do corpo.
A existência de uma nuvem de elétrons, conforme mencionamos nas linhas anteriores, podem ser constatadas pelos seguintes fatos:
Durante a passagem de uma corrente elétrica por um elemento condutor, metálico, não se pode observar uma difusão de átomos de um metal no outro.
Levando-se um elemento que conduz corrente elétrica a velocidades elevadas, e freando-se instantaneamente o condutor, nota-se uma maior concentração de elétrons numa das extremidades, motivadas pela energia dos elétrons que compõem a nuvem.
Quando um metal sofre aquecimento, este atua sobre os elétrons que formam a nuvem, podendo alguns destes, em função da energia térmica incidente, até abandonar o elemento condutor.
Condutor Sob a ação de uma diferença de potencial U.
Coeficiente de temperatura e Condutividade Térmica
A resistência elétrica, correlacionando correntes que circulam sob um