administracao
O livro nasceu no momento em que o desafio das forças de mudança parece estar causando pressão insuportável sobre executivos e empregados. Líderes verdadeiros são aqueles que conseguem, em meio a situações turbulentas, determinar com precisão o que deve ser feito e mobilizar os seguidores no caminho da execução dessas transformações. 3 As organizações da atualidade ainda são muito administradas, mas pouco lideradas. Para ultrapassar que muitos chamam de vácuo da liderança é necessário antes de mais nada caracterizar bem e delinear com precisão aquelas ações típicas que comprometem a atitude produtiva daqueles líderes verdadeiramente eficazes. O livro examina o que tem sido difundido sobre liderança. Ao mesmo tempo, aponta circunstâncias, dentro do ambiente organizacional, favorecem ou comprometem a atitude produtiva daqueles líderes reconhecidamente eficazes. Propõe também estratégias para se conseguir chegar a um clima no qual o seguido naturalmente se identifique e se envolva na busca de objetivos compartilhados por todos pelo fato de estar sendo produtivamente liderado. Os principais pontos abordados são:
A importância da liderança.
A natureza da liderança.
Líderes e administradores não são adversários.
Liderar é uma questão de estilo.
Compondo o mosaico da liderança.
Por quem os líderes são seguidos.
A liderança transformacional.
Sentido e cultura organizacional.
As organizações da atualidade ainda são muito administradas, mas pouco lideradas. Para ultrapassar o que muitos chamam de vácuo da liderança, é necessário, antes de mais nada, caracterizar e delinear ações típicas que comprometem a atitude produtiva daqueles líderes verdadeiramente eficazes.
Todo executivo que lidera a mudança constante em sua organização deveria acompanhar, por este livro, como conseguir chegar a um clima no qual o seguidor naturalmente se identifique e se envolva na busca dos objetivos compartilhados por todos pelo fato de estar sendo produtivamente liderado.
O