Trespasse
Nascemos, crescemos e vivemos em contextos socioculturais muito variados, e é nestes que aprendemos e desenvolvemos, em interação uns com os outros e com os diferentes ambientes e situações, a capacidade de nos criar e transformar. O processo de integração numa sociedade e cultura específicas é indispensável para a nossa autoconstrução. A diversidade dos contextos socioculturais em que vivemos traduz-se em formas distintas de estar, pensar, de ser e de nos comportarmos.
A cultura: a cultura é o conjunto de informações e de conhecimentos adquiridos por aprendizagem social.
A cultura não é algo de inato, mas algo que se aprende;
A aquisição de cultura significa que alguém foi instruído e educado;
Ser culto não significa ter dominado, apenas, a área das artes e das letras.
Cultura – conteúdo Espiritual: Este elemento é constituído por várias componentes como, por exemplo, as instituições (o direito, a moral, os costumes, as tradições, os ritos simbólicos, as cerimonias, as modas); normas (desde as normas de etiqueta as normas jurídicas e morais); e pelas crenças.
Cultura – Conteúdo Material: Este fator e constituído pelas coisas e objetos produzidos e pela tecnologia (conjunto de técnicas) para produzir objetos e instrumentos, para adquirir produtos (agricultura, pesca, caça, etc.), para os transportar, etc.
Os padrões culturais: tem um papel muito importante na vida social:
São quadros de referência, são exemplos acessíveis as pessoas e influenciam atividades, relacionamentos e atitudes. Através do padrão cultural podemos descobrir o significado de um dado comportamento naquela cultura.
Entende-se por aculturação, o processo de transformação cultural por influência de outras culturas (este processo de aculturação? visível na nossa sociedade que é uma sociedade multicultural, isto é, em que coexistem várias culturas).
Transmissão Social: A cultura transforma-nos de indivíduos biológicos em seres humanos.