etica
Composto de Marketing
O composto de marketing é considerado o alicerce das estratégias e ações das empresas para direcionar a demanda até o produto, uma vez que integra os planos de marketing e de comunicação no sentido de possibilitar o levantamento sobre as necessidades e desejos e a pesquisa sobre o potencial de compra dos consumidores. Desta forma, os produtos e serviços podem ser desenvolvidos e lançados no mercado com a garantia de que irão realmente satisfazer necessidades e desejos. Além disso, o composto de marketing facilita o cálculo dos preços dos produtos e serviços, considerando a qualidade destes e o poder aquisitivo dos consumidores.
Kotler e Armstrong (1993) são os autores que estruturaram o composto do marketing nos quatro P’s: produto, preço, praça e promoção, os quais são combinados e resultam na satisfação dos clientes. Sinteticamente, podemos conceituá-los assim: produto é um bem de consumo ou um serviço prestado por uma empresa; preço é o valor da transação estabelecido pela empresa para que os clientes possam adquirir o produto; praça é o local onde o produto está disponível aos clientes; e promoção refere-se às estratégias de comunicação utilizadas para persuadir os clientes de modo que eles se convençam sobre as características do produto e, assim, queiram adquirí-lo.
Um plano de marketing identifica as oportunidades que podem gerar bons resultados para a organização, mostrando como penetrar com sucesso para obter as posições desejadas nos mercados (COBRA, 1992).
De acordo com Las Casas (2001, p. 18), o plano de marketing estabelece objetivos, metas e estratégias do composto de marketing em sintonia com o plano estratégico geral da empresa.
Numa adaptação para o marketing de serviços, Las Casas (2000) considera outros quatro P’s como composto: perfil, processos, procedimentos e pessoas. O perfil refere-se à aparência do local em que o serviço é oferecido ao cliente, tendo em vista que as boas evidências