Treinamento de força
Universidade Federal de São Paulo
TREINAMENTO DE FORÇA Dilmar Pinto Guedes
Força pode ser definida sob vários aspectos: -Interação de um objeto com tudo aquilo que o cerca, inclusive outros objetos, ou agente que produz ou tende a produzir uma mudança no estado de repouso ou de movimento de um objeto (Enoka,2000). A força muscular é definida por vários autores, entre eles: -Barbanti (1979) define força muscular como a capacidade de exercer tensão muscular contra uma resistência, envolvendo fatores mecânicos e fisiológicos que determinam a força em algum movimento particular. -Para Guedes (1997) força é a capacidade de exercer tensão muscular contra uma resistência, superando, sustentando ou cedendo à mesma. -Zatsiorsky (1999),sugere que força é a medida instantânea da interação entre dois corpos. Devido a essas várias definições de força muscular, Weineck (1999) define força quanto às suas manifestações em força máxima, força explosiva e força de resistência. força máxima: é a maior força que o sistema neuromuscular pode mobilizar através de ou uma contração máxima movimento voluntária, articular ocorrendo(dinâmica) não(estática)
(Weineck,1999; Platonov & Bulatova, 1998). força explosiva: é definida como a força produzida na unidade de tempo (Zatsiorsky,1999; Badillo & Ayestäran,2001). força de resistência: é a capacidade do sistema neuromuscular sustentar níveis de força moderado por intervalos de tempo prolongado (Weineck,1999; Platonov & Bulatova,1998; Guedes,1997).
A Preparação Especial de Força(PEF) é parte integrante do processo de treinamento para qualquer modalidade esportiva (Verkoshanski,1995). MUSCULAÇÃO: Treinamento que são: -fisiculturismo; -levantamentos básicos; -levantamentos olímpicos; -luta de braço. Os fatores que modificam a força são: -neurais; -musculares; -biomecânicos; -psicológicos. FATORES NEURAIS: coordenação intermuscular, melhoria na relação agonista-antagonista (co-contração),