Treinamento de força
Treinamento de Força domingo, 6 de abril de 2008
Conceitos de Força e Tipos de Hipertrofia Muscular
O objetivo central dos treinamentos contra resistência, é em linhas gerais a força muscular e suas diferentes formas de manifestação, assim como a hipertrofia muscular. A força é uma qualidade física de característica neuromuscular. O volume muscular ativo durante a contração, será o responsável por pelo produto final da força gerada no movimento. Quanto mais e maiores unidades motoras forem ativadas (estimuladas) maior será a força desenvolvida pelo músculo ou grupo de músculos.A Hipertrofia como conceito é o aumento da seção transversa do músculo. A hipertrofia é o produto final ou resultante após a utilização de treinamentos especializados em força, ou seja é uma adaptação fisiológica do músculo, sendo mais pronunciada após períodos prolongados desta forma de treinamento. A hipertrofia não deve ser conceituada como sendo uma valência ou qualidade física, pelo fato de ser uma supercompensação de um treinamento específico de uma qualidade física.
Cada músculo é envolvido por uma camada de tecido conjuntivo denominada Epimísio. Desta camada partem capas do mesmo tecido que dividem o músculo em pequenos feixes de fibras ou células musculares a estas capas denomina-se perimísio. Encontramos uma terceira subdivisão com as mesmas características de tecido envoltório conjuntivo, constituindo o Endomísio o qual é o invólucro de cada fibra muscular.
Cada fibra muscular é constituída de até 80% de miofibrilas em seu volume total, e que podem ser na ordem de dezenas e até centenas de milhares por fibra. As miofibrilas são constituídas por miofilamentos de dois tipos e podem ser diferenciados em diâmetro, em comprimento, em posição e composição. A melhor maneira se identificação é por seus diferentes diâmetros que são classificados como miofilamentos grossos ou Miosina e miofilamentos finos ou Actina. Outra forma de classificação das