Treinamento Força
Atividade Física Adaptada e Saúde
Prof. Dr. Luzimar Teixeira
TREINAMENTO DA FORÇA NA NATAÇÃO DE ALTO RENDIMENTO
Prof. Drd. Paulo Cezar Marinho
Universidade Estadual Campinas
Escola Superior Ed. Física Cruzeiro
O principal objetivo do treinamento voltado a natação competitiva é a organização e orientação sistemática do processo de aquisição da performance máxima por parte dos nadadores. No entanto alcançar níveis elevados de desempenho se torna uma árdua tarefa considerando a grande quantidade de variáveis que intervêm neste processo, como por exemplo, o desenvolvimento da condição física, da técnica desportiva, das capacidades e dos conhecimentos táticos, e finalmente das capacidades psicológicas necessárias ao alto rendimento. Em se tratando especificamente da condição física considera-se que esta por sua vez está representada em função da combinação equilibrada de todas as capacidades motoras relevantes a performance. Estas capacidades são a força, velocidade, resistência e a flexibilidade. Verkhoshansky (1995) considera a velocidade a principal variável relacionada ao resultado desportivo independentemente da modalidade, e que esta por sua vez é condicionada por todas as demais capacidades motoras. Contudo determinar a influência de cada uma delas no desenvolvimento da velocidade não é um ato tão simples, visto que no contexto do esporte existe uma grande variação entre as modalidades.
Segundo a opinião de alguns especialistas a força de um modo geral é talvez o fator mais determinante relacionado à capacidade de velocidade, e como conseqüência desempenha um importante papel no rendimento desportivo. Diante desta informação torna-se fácil compreender que o treinamento da força deve obrigatoriamente tomar parte na preparação dos atletas que competem no alto nível.
Apesar destas evidências, existe ainda no âmbito da natação competitiva a opinião de que o treinamento da força pode influir