Madeiras
CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL TRABALHO SOBRE MADEIRAS
BRUNA ANDRADE
JÉSSICA MARINS
RECIFE, 2013
BRUNA ANDRADE
JÉSSICA MARINS
TRABALHO DE MADEIRAS Trabalho para disciplina Materiais de Construção Civil I. Professor: Manoel Caetano.
RECIFE, 2013
INTRODUÇÃO
A madeira é um dos materiais de utilização mais antiga nas construções, foi utilizada por todo o mundo, quer nas civilizações primitivas, quer nas desenvolvidas, no oriente ou ocidente.
Nosso planeta possui 26 milhões de quilômetros quadrados de área florestal renovável. No Brasil essa área corresponde a 40% do território nacional. A madeira é um produto de origem natural e renovável, cujo processo produtivo em relação a outros produtos industrializados, exige baixo consumo energético. Constitui um dos escassos materiais de construção de origem natural, o que à partida lhe proporciona uma série de vantagens em relação aos demais.
Neste trabalho falaremos sobre alguns tipos de madeiras e suas características, especialmente sobre a maçaranduba. Estas árvores que fornecem madeira dura e homogênea e que se destaca por sua resistência a umidade.
DESENVOLVIMENTO
Manilkara é um género botânico pertencente à família HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Sapotaceae" \o "Sapotaceae" Sapotaceae, também conhecida como maçaranduba. Muito utilizada em construção civil por sua madeira rosada e resistente.
Esta madeira é de uma qualidade inegável, sendo extremamente dura e resistente. Dependendo da espessura da peça de madeira, pregos comuns não conseguem penetrá-la, sendo necessários pregos especiais. A maçaranduba é utilizada em casas feitas de madeira como viga de sustentação.
Maçaranduba em sua forma pronta para comercialização.
A madeira de maçaranduba é resistente ao ataque de fungos apodrecedores e cupins subterrâneos. Apresenta moderada resistência aos cupins-de-Madeira-seca e baixa