Tratamento Nutricional
Recomendações Nutricionais do Tratamento da Obesidade.
Calorias – Redução de 500 a 1000 kcal/dia
Carboidratos – 55-60% do VCT (Valor calórico total)
Proteínas – 15-20% do VCT
Gorduras – 20-25% do VCT
Fibras – Entre 20 e 30 g/dia
Colesterol – Até 300 mg/dia
Para redução ponderal, deve-se estabelecer um balanço energético negativo (consumo alimentar menor que o gasto calórico durante o dia) causado por re¬dução na ingestão calórica que pode ser realizado de diversas maneiras, sendo alguns pontos importantes:
- O tratamento nutricional é mais bem-sucedido quando aliado a aumento no gasto calórico e a um programa de modificação comportamental;
- Deve-se estabelecer um balanço energético negativo;
- Para o sucesso do tratamento dietético, as mudanças na alimentação devem ser mantidas por toda a vida.
Dietas muito restritivas, artificiais e rígidas não são sustentáveis em longo prazo. Um planejamento alimentar que objetive reeducação e que seja mais flexível geralmente obtém mais sucesso.
- O método, a velocidade de redução de peso, o ajuste fisiológico e a habilidade de manter as mudanças comportamentais de dieta e atividade física é que determinarão o sucesso do tratamento nutricional.
- A dieta prescrita para reduzir peso deve considerar, além da quantidade de calorias, as preferências alimentares do paciente, o aspecto financeiro, o estilo de vida e o requerimento energético para a manutenção da saúde.
- Deve-se adequar a ingestão de micronutrientes da dieta de acordo com as ingestões dietéticas diárias recomendadas segundo idade e sexo.