Aspectos nutricionais no tratamento da insuficiência cardíaca congestiva
Introdução
A insuficiência cardíaca (IC) é uma síndrome clínica ocasionada por uma anormalidade da função do coração em bombear e/ou em acomodar o retorno sangüíneo, não atendendo às necessidades de oxigênio dos tecidos ou apenas oferecendo um adequado débito cardíaco pelo aumento anormal das pressões de enchimento, deflagrando uma complexa resposta neuro-humoral e inflamatória (SAHADE; MONTERA, 2009).
OBJETIVO: A fim de que se possa ampliar a visão do papel do nutricionista no tratamento de pacientes com insuficiência cardíaca a presente revisão objetivou descrever os principais aspectos nutricionais no tratamento da insuficiência cardíaca.
METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, realizado a partir de uma revisão bibliográfica. O recorte temporal abrangeu o período compreendido entre os anos de 1998 e 2010. Sendo utilizados para fins desta revisão 16 artigos. . Os seguintes termos de pesquisa (palavras-chaves e delimitadores) foram utilizados: Insuficiência Cardíaca, Tratamento, Terapia Nutricional, Aspectos Nutricionais.
RESULTADOS: Todos os pacientes com IC necessitam de aconselhamento dietético em relação à manutenção do peso ideal, com correção da obesidade, da caquexia, e da hiperlipidemia. Nos casos de anorexia intensa por congestão do trato gastrointestinal, refeições pequenas e freqüentes, ao invés de duas ou três grandes refeições, podem ajudar os pacientes a ingerir o equivalente a suas necessidades calóricas, evitando a desnutrição, sem sobrecarga prandial (SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA, 2009).
CONSIDERAÇÕES FINAIS: O tratamento nutricional da insuficiência cardíaca requer condutas especificas e individuais. É importante contemplar na dieta quantidades adequadas de diversos nutrientes, como magnésio, zinco, ferro, tiamina, cálcio, potássio e sódio. O estado nutricional têm valor prognóstico na ICC, o grau de comprometimento dos parâmetros nutricionais