Tratamento nutricional
O tratamento nutricional constitui-se de tratamento clínico de doenças cardio-metabólicas e do sistema digestório, através da dietoterapia e/ou terapia nutricional.
Para definir o tipo de tratamento nutricional, realiza-se a avaliação do estado nutricional (antropometria e consumo alimentar) e da composição corporal (bioimpedância elétrica).
A avaliação da composição corporal através da bioimpedância elétrica nos apresenta o percentual de gordura, massa magra e água corporal.
A dietoterapia pode ser realizada através da elaboração de planos alimentares personalizados, orientações nutricionais e acompanhamento nutricional clínico e no pré, trans e pós-operatório de cirurgias do sistema digestório, obesidade e metabólica.
A terapia nutricional enteral (sondas) e parenteral (acesso venoso), é realizada através da avaliação do estado nutricional, definição do tipo de dieta, orientações de manipulação, administração e higiene e acompanhamento nutricional.
Papel da enfermagem frente à nutrição dos pacientes
A responsabilidade pela definição do paciente poder ou não ingerir dieta cabe ao médico. A nutricionista ajustará os alimentos ideais dentro do limite permitido e aceito pelo paciente. Cabe também a nutricionista a orientação alimentar do paciente, incluindo substituições mais saudáveis para a sua vida.
A enfermagem por estar 24hs com o paciente participa desse processo.
Cabe a enfermagem:
1. Informar ao serviço de nutrição qualquer alteração de dieta prescrita pelo médico;
2. Informar ao serviço de nutrição admissão de novos pacientes, como também transferência interna;
3. Informar ao setor de nutrição a aceitação ou não da dieta pelo paciente;
4. Orientar familiares a não suplementarem a dieta fornecida pelo hospital;
5. Observar o cumprimento das orientações da nutricionista, pelo paciente;
6. Questionar hábito alimentar;
7. Questionar alergias alimentares;
8. Questionar intolerância alimentar;
9. Proporcionar ambiente