tratamento nutricional de pacientes com úlcera por pressão
As úlceras por pressão (UP) apresentam alta prevalência e incidência em pacientes hospitalizados, tanto em centros de cuidados primários, como terciários ou em instituições especializadas para idosos ou deficientes físicos. São fatores de risco para a ocorrência de UP: desnutrição, presença de doenças crônicas, imobilidade no leito e uso de algumas drogas, como corticoides, entre outros. O tratamento deverá contemplar os cuidados com a ferida, o controle das doenças associadas e a recuperação do estado nutricional.Neste sentido, a oferta de terapia nutricional individualizada é primordial. O estado nutricional é fator de risco independente para o surgimento de UP; logo, tem papel direto na prevenção desta enfermidade.Todo paciente com UP deve ser submetido à avaliação nutricional no início do tratamento e reavaliado quando não se observar melhora na lesão ou quando o fechamento da úlcera não for obtido.
Terapia nutricional indicada: indica-se 30 a 35 kcal/kg/dia de energia,podendo variar de acordo com as doenças concomitantes; pelo menos 1,2-1,5 g/kg/dia de proteínas. Em situações de grande catabolismo, como em pacientes com várias úlceras ou muito grandes, sem outras comorbidades, pode-se avaliar a oferta de pelo menos 1,5 g/kg/dia. A cicatrização consome energia, utilizando-se principalmente do carboidrato sob forma de glicose. O fornecimento adequado de calorias é importante para que o organismo não utilize proteínas noprocesso de cicatrização ..Sugere-se que haja necessidade de oferta maior de alguns micronutrientes .
A terapia nutricional deverá garantir o adequado aporte nutricional para pacientes com UP. Recomenda-se 30 a 35 kcal/kg/dia, 1,2 a 1,5 g de proteínas, além de vitaminas e minerais segundo a IDR.
Referências:
Baath C, Hall-Lord ML, Idvall E,Wiberg-Hedman K, Wilde Larsson B.
Interrater reliability using Modified Norton Scale, Pressure Ulcer Card,
Short Form-Mini