TRABALHO DEFINITIVO 2
GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
ROITMA SANTOS
CURITIBA
2015
FACULDADE DOM BOSCO
GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
ROITMA SANTOS
ÚLCERA POR PRESSÃO
Trabalho para avaliação na disciplina de estagio curricular no curso de graduação em enfermagem apresentado a Faculdade Dom Bosco.
Orientado: Pela Professora Emanuele.
CURITIBA
2015
INTRODUÇÃO
Este trabalho aborda o tema ulcera por pressão, o qual tem como objetivo orientar quanto aos cuidados para ajudar na prevenção e redução da ulcera por pressão, em pacientes (acamados ou com mobilidade prejudicada) no ambiente hospitalar e domiciliar. Envolvendo no processo de tratamento e cuidados o profissional cuidador, familiar e o próprio paciente quando possível. A prevenção trás inúmeros benefícios aos pacientes, proporcionando bem-estar, preservação da integridade da pele, evitando estres, fadiga, infecções, redução de custos com materiais, medicamentos, e procedimentos cirúrgicos como debridamento, tempo de internação, menor grau de dependência e maior conhecimento aos pacientes, profissionais cuidadores e familiares para melhor lidar com o problema.
ÚLCERAS POR PRESSÃO
As úlceras por pressão são áreas localizadas de tecido mole necrótico que acontecem quando a pressão aplicada à pele com o passar do tempo é maior que a pressão de fechamento capilar normal, a qual é de aproximadamente 32 mmhg. Os pacientes criticamente doentes apresentam uma pressão de fechamento capilar menor e um maior risco de úlceras por pressão.
Os pacientes que estão propensos às úlceras por pressão incluem aqueles confinados ao leito por longos períodos, aqueles com disfunção motora ou sensorial e aqueles que experimentam atrofia muscular e redução do acolchoamento entre a pele suprajacente e o osso subjacente (Smeltzer, 2011).
QUAIS SÃO AS ÁREAS AFETADAS Os locais mais comuns de aparecimento das feridas são: região sacral, calcanhares, cotovelos,