Trajetória de um projétil
FÍSICA I
CACOAL-2012
Conteúdo: Trajetória de um Projétil
Será medida a trajetória de um corpo lançado de uma rampa, a certa altura do solo, com uma velocidade horizontal inicial diferente de zero, velocidade vertical inicial igual a zero e sujeito apenas à força da gravidade. Esse é um caso particular do movimento de projéteis.
Objetivos:
Objetivo geral: Estudar o movimento de um corpo que se move em um plano (duas dimensões), nas proximidades da terra, sob ação da gravidade.
Objetivo específico: - verificar a cinemática de um projétil. - determinar a velocidade de lançamento de um projétil, tendo medido o seu alcance para diferentes alturas de lançamento. - verificar que a trajetória do movimento é parabólica.
Fundamentação Teórica:
Lançamento horizontal: quando um projétil é lançado horizontalmente de determinada altura, o seu movimento pode ser descrito pela soma de dois movimentos: um na direção vertical, do eixo y, e o outro na direção horizontal, do eixo x. Como estamos desprezando a resistência do ar, a única aceleração que atua sobre o projétil é a aceleração da gravidade, cuja direção é vertical. Por essa razão, ela só influi no movimento vertical, não influindo no horizontal. Assim, o movimento no eixo das ordenadas é retilíneo uniformemente variado (queda livre), enquanto no eixo das abscissas o movimento é retilíneo uniforme.
Materiais:
- esfera de aço
- tripé universal com haste e base
- rampa de lançamento
- fio de prumo
- régua
- papel carbono
- papel almaço se pauta
- fita crepe
Metodologia:
- Certifique-se que a base da escala está nivelada.
- Utilizando o prumo, marque a posição X0 que fica verticalmente abaixo da saída do disparador;
- com a esfera, faça alguns disparos de teste, marque o local de impacto no chão.