Catapulta
Neste projeto fomos motivados pelos professores da disciplina a construir um modelo de catapulta. Como este é o relatório inicial, nele será visto de maneira simplificada como funciona a parte do lançamento em que o projétil é lançado, então, só nos interessaram os instantes após o projétil sair da catapulta. Veremos as partes anteriores nos seguintes relatórios e ao fim deles o conhecimento será posto em prática e o conceito visto nos relatórios originará um modelo/maquete de uma catapulta
Como trataremos somente com os instantes após o lançamento os conceitos utilizados nesse relatório serão os conceitos vistos em sala com o professor de cinemática de partículas, mais especificamente a parte de lançamento oblíquo de projetos.
Foram-nos dadas condições iniciais e a partir de tais condições iniciais traçaremos a trajetória do projétil após sua saída da catapulta. Essa trajetória será feita em linguagem computacional no programa MATLAB. Será feito um código fonte que irá calcular a trajetória. Esse cálculo será feito com e sem a resistência do ar para posterior análise dos resultados e conclusões.
2.DESENVOLVIMENTO
Como visto na introdução o que iremos trabalhar nesse primeiro relatório são os instante após o lançamento do projeto e trataremos basicamente com um lançamento oblíquo. Temos então que nos lembrar das aulas de cinemática das partículas nas quais foi visto lançamento oblíquo.
Um lançamento oblíquo, ou movimento obliquo, é o movimento com um ângulo acima da horizontal, onde consideramos duas dimensões, x e y. Na direção horizontal não existe nenhuma aceleração, logo, a componente horizontal da velocidade (Vx) é sempre uma constante, ou seja, este movimento é uniforme. Na direção vertical a aceleração da gravidade age sobre o objeto, sendo que a componente vertical da velocidade (Vy) é máxima no ponto mais baixo e, zero no ponto mais alto quando o objeto para e inicia sua queda. Este movimento é, então, um