lançamento de projeteis
Discentes:
Docente:
São José do Rio Preto, outubro de 2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 2
1.1. O QUE É LANÇAMENTO DE PROJÉTEIS 2
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 2
2.1. TEORIA 3
2.2. CÁLCULOS 7
3. DESENVOLVIMENTO 8
3.1. Objetivo 8
3.2. Procedimento 8 Conclusão 10 Referências Bibliográficas 11
1.INTRODUÇÃO
1.1 – O QUE É LANÇAMENTO DE PROJÉTEIS.
Como sabemos um corpo em queda livre próximo à superfície terrestre e cuja velocidade é pequena o suficiente para desprezarmos a resistência do ar, sofre uma aceleração constante de módulo 9,8 m/s² apontando sempre para o centro da Terra (o que determina a direção vertical). Iremos analisar movimentos um pouco mais gerais do que a queda livre, vamos considerar os lançamentos oblíquos, em que o vetor velocidade da partícula tem uma componente vertical e uma componente horizontal estando sob a ação da aceleração da gravidade, agindo verticalmente para baixo, impondo uma trajetória parabólica, resultante da composição de dois movimentos. Estes movimentos são também comumente chamados de
Lançamento de projéteis.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 – TEORIA
Aristóteles
No estudo de lançamento de projeteis houve alguns marcos históricos que foram fundamentais no aprimoramento do fenômeno estudado.
Aristóteles foi o primeiro a dar uma explicação do estudo de lançamento de projéteis. Ele afirmava a existência de dois movimentos, o natural onde os corpos tem a tendência de seguir o seu movimento natural exemplo a queda livre. Também argumentou a existência do movimento violento que consiste no lançamento forçado de um corpo não obedecendo ao movimento natural que ele faria caso não houvesse uma força atuando de lançamento atuando sobre ele.
Movimento natural movimento forçado ( lançamento de projéteis)
Ex. quando