LANÇAMENTO DE PROJETÉIS
ENGENHARIA CIVIL
Relatório sete
LANÇAMENTO DE PROJETÉIS
Relatório apresentado à disciplina física experimental I.
Prof. DS. Ester Rodrigues
Ariane da Silva Oliveira..........................................................RA: 201301818046
Dayane Nahare de Medeiros .................................................RA: 201301631451
Marília Pereira de Souza........................................................RA: 201301270351
INTRODUÇÃO
Como sabemos um corpo em queda livre próximo à superfície terrestre e cuja velocidade é pequena o suficiente para desprezarmos a resistência do ar, sofre uma aceleração constante de módulo 9,8 m/s² apontando sempre para o centro da Terra (o que determina a direção vertical).Iremos analisar movimentos um pouco mais gerais do que a queda livre, vamos considerar os lançamentos oblíquos, em que o vetor velocidade da partícula tem uma componente vertical e uma componente horizontal estando sob a ação da aceleração da gravidade, agindo verticalmente para baixo,impondo uma trajetória parabólica, resultante da composição de dois movimentos. Estes movimentos são também comumente chamados de Lançamento De Projéteis.
LANÇAMENTO DE PROJÉTEIS
Sendo a velocidade uma grandeza vetorial, podemos decompô-la segundo os eixos x e y, com o intuito de estudarmos os movimentos separadamente. Com respeito à vertical, tem-se o movimento uniformemente variado e movimento uniforme segundo o eixo horizontal, visto que a aceleração da gravidade sendo vertical, não tem componente nesta direção.
MOVIMENTO VERTICAL
Nesse movimento, a velocidade é variável, pois o corpo está sujeito à aceleração da gravidade: na subida, o movimento é retardado (velocidade e aceleração têm sentidos contrários); na descida, o movimento é acelerado (velocidade e aceleração têm sentidos iguais). Importante: o alcance é o mesmo para diferentes corpos,