hipertireoidismo
ENFERMAGEM
ESTUDO DE CASO
HIPERTIREOIDISMO
SALVADOR
MARÇO, 2013
LUDIMILA CEDRAZ B. DE M. SOUZA
ENFERMAGEM
ESTUDO DE CASO
HIPERTIREOIDISMO
ORIENTADOR: CINTIA MESQUITA CORREIA
SALVADOR
MARÇO, 2013
Caso Clínico: Hipertireoidismo
1) Interprete dados e tire conclusões sobre um possível diagnóstico, através da anamnese descrita.
Anamnese indicativa de Hipertireoidismo, doença que incidem mais nas mulheres do que nos homens. É um problema na glândula tireoide, que se caracteriza pela produção excessiva dos hormônios T3 (triodotironina) e T4
(tiroxina). Esse doença apresenta sintomas relacionados com os da paciente apresentados no caso acima como: Nervosismo, emagrecimento, inquietação, apreensiva, tremula, cansaço, palpitações, menstruações irregulares e escassas, apetite aumentado e descontrolado, evacuações de 3 a 4 vezes ao dia. 2) Quais achados do exame clínico que corroboram para a uma possível hipótese diagnóstica?
Relato de nervosismo e emagrecimento rápido sem causas aparentes nos últimos 3 meses, taquicárdica, inquieta, apreensiva, trêmula, extremidades perfundidas, quentes e úmidas, olhos sobressaltados, cansaço e palpitações com frequência, menstruações irregular e escassa há 2 meses, sono diminuído, irritabilidade, apetite aumentado e descontrolado, evacuações de 3 a 4 vezes ao dia e histórico familiar de problemas na tireoide.
3) Cite diagnósticos de enfermagem e metas relacionadas.
O diagnóstico de enfermagem é realizado através da anamnese e exame físico, e confirmado através de exames laboratoriais, Mapeamento da tireoide,
Ultrassonografia da tireoide, Avaliação dos níveis séricos de T3 e T4, Teste do
PBI (valor elevado, suspeita-se de hipertireoidismo) e Tironina plasmática (valor elevado, suspeita-se de hipertireoidismo).
Diagnósticos de enfermagem segundo o Nanda Taxonomia II.
Domínio 1 – Promoção da Saúde
Controle ineficaz do regime terapêutico e Manutenção ineficaz da saúde.