O hipertireoidismo
Definição:Hipertireoidismo faz o corpo ficar acelerado. Isso ocorre quando há hormônio tireoideo em demasia no sangue ("hiper" significa "muito"). Aproximadamente dez vezes mais freqüente na mulher, afeta ao redor de 2% de todas as mulheres.
A mais comum forma de hipertireoidismo, a doença de Graves, é causada por problemas com o sistema imunitário e tende a ocorrer na mesma família.
A Causa do Hipertireoidismo
Há diferentes causas de hipertireoidismo:
Toda a glândula tireóide pode ser hiperativa produzindo hormônio demais. Os médicos chamam esse problema de bócio tóxico difuso ou doença de Graves.
Uma ou mais bolotas (também chamado nódulos) na glândula podem ser hiperativos. Quando com uma única bolota é chamado de nódulo tóxico autônomo e quando com mais de uma bolota é chamado bócio multinodular tóxico.
A glândula pode estar inflamada, uma condição chamada tireoidite. Isto pode liberar hormônio tireoideo que estava guardado na glândula, causando hipertireoidismo que pode durar por algumas semanas ou meses.
Alguns pacientes podem tomar mais comprimidos de hormônio tireoideo que o devido ou prescrito pelo médico (automedicação).
Alguns remédios (amiodarona, solução de Lugol) contém grande quantidade de iodo, o elemento químico que a tireóide usa para produzir seus hormônios, e podem causar a produção exagerada de hormônio pela tireóide.
Os principais sintomas são:
Aumento da freqüência cardíaca, nervosismo, aumento da perspiração, fraqueza muscular, tremores das mãos, perda de peso, queda de cabelo, mudanças na espessura da pele, freqüência aumentada dos movimentos intestinais, diminuição do fluxo menstrual, menstruações menos freqüentes, aumento de volume na região anterior do pescoço,olhos saltados (parecem saltando de suas cavidades)
Os sintomas do hipertireoidismo raramente ocorrem todos juntos. Se você tem mais que um desses sintomas e por algum tempo, você deve ser examinado pelo seu médico.
O tratamento