Hipertireoidismo
Hipertireoidismo
Instituto de Educação Integrada Albert Einstein
Curso: Técnico de Enfermagem
Disciplina: Ciências
Profº: Francisco Jadson Bandeira
Nome: Alessandra Pereira
Nome: Antônia Valdirene Sousa
Marituba – PA
2013
Introdução:
Neste trabalho vamos falar sobre o hipertireoidismo.
O hipertireoidismo é um problema no qual a glândula da tireoide produz hormônio em excesso. Esse problema também é conhecido como tireoide superativa. saiba como o excesso de hormônios da tireoide afeta o organismo
Causas
A glândula tireoide é um órgão importante do sistema endócrino. Ela encontra-se na parte da frente do pescoço, logo abaixo da laringe. A glândula produz os hormônios tiroxina (T4) e tri-iodotironina (T3), que controlam como cada célula do corpo gasta energia. Esse processo é chamado de metabolismo.
Esquema mostra a glândula da tireoide e as suprarrenais
O hipertireoidismo ocorre quando a tireoide produz grandes quantidades desses hormônios em um período curto (agudo) ou longo (crônico) de tempo. Várias doenças e distúrbios podem causar esse problema, incluindo: * Ingestão excessiva de iodo * Doença de Graves (responsável pela maioria dos casos de hipertireoidismo) * Inflamação (tireoidite) da tireoide devido a infecções virais ou outros motivos * Tumores não-cancerígenos da glândula tireoide ou da glândula pituitária * Superdosagem de hormônio da tireoide * Tumores nos testículos ou ovários
Tópicos relacionados: * hipertireoidismo iatrogênico * Hipotireoidismo * Tireoidite silenciosa
Exames
O exame físico pode revelar aumento da tireoide, tremor, reflexos hiperativos ou frequência cardíaca acelerada. A pressão sistólica (o primeiro número na aferição da pressão) pode estar alta.
Saiba mais
O hipertireoidismo subclínico é uma forma leve da doença diagnosticada pela alteração nos níveis dos hormônios da tireoide no sangue, geralmente com ausência de qualquer sintoma.
Exames