Hipertireoidismo
O que é?
Resultado do mau funcionamento da glândula tireóide, responsável pela produção dos hormônios que dão energia ao corpo. Acontece porque há uma fabricação excessiva de combustível e o organismo trabalha sem parar.
Causas
Alguns fatores podem desencadear o problema. Entre eles: excesso de iodo na alimentação; surgimento de nódulos na glândula que acumulam iodo e levam à produção exagerada de hormônios.
Doença de Graves
É considerada a causa mais comum do hipertireoidismo. Provocada por um defeito no sishipertireoidismo imunológico, que defende o organismo de corpos estranhos.
O processo da doença de Graves
1 - Os linfócitos são células que fazem parte do exército de defesa que identifica o que é do copo e o que é estranho a ele. Quando eles encontram um organismo desconhecido, atacam-no.
2 - A doença de Graves se manifesta quando o sishipertireoidismo imunológico começa a estranhar as células da tireóide. Os hormônios são produzidos sem parar e o corpo aproveita toda a energia que recebe.
A bactéria Yersinia pode desencadear o defeito no sishipertireoidismo de defesa. Presente em muito alimentos estragados, o microorganismo tem a mesma constituição genética da célula da tireóide. Os soldados de defesa se confundem e atacam tanto a bactéria quanto a glândula.
3 - Curiosamente, as células da tireóide atacadas não deixam de produzir. Pelo contrário, passam a fabricar hormônio demais, sem controle. A glândula geralmente fica aumentada com a doença de Graves.
Os números
A incidência do hipertireoidismo é cinco vezes maior na mulher do que no homem;
2% de todas as mulheres podem ser afetadas pelo problema;
50 mil mulheres no Distrito Federal sofrem de doenças na tireóide.
A tireóide É uma pequena glândula com formato de borboleta localizada no pescoço, logo abaixo do pomo de Adão.
Sua função é controlar o metabolismo do corpo, produzindo os hormônios T3 e T4 (combustível que alcança todos os órgãos viajando