A relação professor - aluno nas aulas de matemática
A RELAÇÃO PROFESSOR - ALUNO NAS AULAS DE MATEMÁTICA
2010
A RELAÇÃO PROFESSOR - ALUNO NAS AULAS DE MATEMÁTICA
RESUMO
O presente trabalho busca retratar a relação entre professor e aluno nas aulas de Matemática. As relações existentes em sala de aula muito podem influir no ensino-aprendizagem dos alunos e daí vai depender também o seu sucesso ou o seu fracasso. Neste trabalho fizemos uma pesquisa sobre a interação existente no ambiente escolar e depois mais especificamente nas aulas de matemática. Na realização deste trabalho utilizamos uma metodologia de abordagem qualitativa, procurando investigar como as relações influenciam o interesse do aluno nas aulas de Matemática. Foram realizadas observações em sala de aula, para verificar como ocorria a interação entre os atores da pesquisa. O estudo realizado mostrou que as relações são capazes de influenciar no processo ensino-aprendizagem. Portanto, o professor, deve conhecer e ter bem claro a importância que representa no processo da aprendizagem da Matemática.
Palavras-chaves: interação, professor, aluno
Introdução
A sala de aula é o local da ação do professor e dos alunos, por esse motivo constitui-se em um campo de investigação bastante fértil. Nela inúmeras ações de interações ocorrem. É importante compreender o modo como elas ocorrem e quais suas influências no processo ensino-aprendizagem. Sabemos que na aprendizagem escolar existem elementos centrais como: aluno, professor e situação de aprendizagem. O estudo que foi realizado mostra que a relação professor-aluno é uma das mais importantes no âmbito escolar, pois é o grande veículo pelo qual se dá o processo ensino-aprendizagem, podendo o professor, por meio dessa relação, exercer o papel de agente social, o que, conseqüentemente, resultará na formação de novos agentes sociais.
A interação social é de suma importância para que aconteça uma transmissão dinâmica. A aprendizagem é o resultado do bom relacionamento