Barramentos
Edilson Lemos de Almeida Evandro Pereira Suzana Brasil dos Santos Lemos de Almeida
SUMÁRIO
O que é? Função O que faz um processador História Modelos Cuidados Conclusão
HISTÓRIA
Como o conceito de processadores somente surgiu em 1970, os computadores das décadas anteriores (40, 50 e 60) utilizavam formas primitivas de processamento comparadas com as atuais. Na verdade, para executar operações diferentes, era necessário trocar cabos manualmente entre conectores distintos. No ano de 1960, a IBM lançou o seu “IBM 7030 Stretch”, considerado como o primeiro computador totalmente processado através de transístores, no lugar das válvulas. Seguindo a tecnologia "Batch", seu usuário poderia incorporar funcionalidades “prontas” ao processador, por meio de circuitos impressos específicos. Por isso,era muito comum que unidades de processamento fossem compostas de vários componentes físicos.
Com o IBM 360, em 1964, os processadores passaram a usar o conceito de “circuito integrado”, interligando várias operações em um mesmo circuito. Entretanto, eles ainda eram compostos por várias peças distintas, mas em um número muito menor comparado com o 7030 Stretch. Nos modelos apresentados acima, os processadores ainda não eram compostos por uma unidade central, mas por módulos interconectados entre si. Foi só no início da década de 70 que surgiram as CPUs desenvolvidas totalmente em circuitos integrados em um único chip de silício. Em 1945 teve a ideia de lançar uma unidade de processamento que realizasse diversas tarefas chamado de Edvac,o criador John Von Neuman,essa foi a origem dos processadores como conhecemos atualmente.
O QUE É?
O processador, é um circuito integrado de controle das funções de cálculos e tomadas de decisões de um computador, por isso é considerado o cérebro do mesmo. Ele faz parte de um importante elemento do computador, a Unidade Central de Processamento. Hoje todos os circuitos e