BARRAMENTOS
Aluno: Cláudio Duarte
São Paulo, SP, Brasil
30 de Junho de 2013
1. ESTRUTURA DE INTERCONEXÃO
Um computador consiste de um conjunto de componentes ou módulos de três tipos básicos (processador, memória, E/S), que se comunicam entre si. De fato, ele é uma rede de componentes básicos e, dessa maneira, devem existir caminhos de conexão entre esses módulos. A coleção de caminhos que conectam os vários módulos é chamada estrutura de interconexão. O projeto dessa estrutura depende das informações trocadas entre os vários módulos.
• Memória: tipicamente uma memória é composta, tamanho. Cada palavra possui um único endereço numérico (0, 1, .. ., N- 1). Uma palavra pode ser lida ou escrita na memória. A natureza da operação é indicada por meio de sinais de controle. A posição de memória em que deve ser efetuada a operação é especificada por um endereço.
• E/S: do ponto de vista interno (ao sistema de computação), um módulo de E/S é funcionalmente similar à memória. Dois tipos de operações podem ser efetuados: leitura e escrita. Um módulo de E/S pode controlar mais de um dispositivo externo. Cada interface de dispositivo externo, chamada de porta, tem um endereço distinto (por exemplo, 0, 1, M- 1) . Alem disso, existem caminhos externos para a entrada (leitura) ou a saída (escrita) de dados em cada dispositivo externo. Finalmente, um módulo de E/S pode também enviar sinais de interrupção para o processador.
• Processador: o processador lê dado e instrução escreve dados após seu processamento e usa sinais de controle para controlar a operação do sistema todo. Pode também receber sinais de interrupção.
A Figura abaixo sugere os tipos de troca de informações necessárias, indicando as principais formas de entrada e saída para cada tipo de módulo:
A lista anterior define os dados a serem trocados. A estrutura de interconexão deve suportar os seguintes