Barramentos
BARRAMENTOS
BARRAMENTOS
1. Conceitos
Barramento é um conjunto de linhas de comunicação que permitem a interligação entre dispositivos, como a CPU, a memória e outros periféricos. Esses fios estão divididos em três conjuntos: via de dados: onde trafegam os dados; via de endereços: onde trafegam os endereços; via de controle: sinais de controle que sincronizam as duas anteriores.
Praticamente todos os componentes de um computador, como processadores, memórias, placas de vídeo e diversos outros, são conectados à placa-mãe a partir do que chamamos de barramento. Sem entrar em termos técnicos, ele é o encaixe de que cada peça precisa para funcionar corretamente.
Há barramentos específicos para praticamente todos os componentes conectados ao sistema, geralmente em siglas muito conhecidas pelos usuários, mas que não são atreladas diretamente à função que realizam.
2. Tipos de Barramentos
2.1. Barramento do processador
O Barramento do Processador é utilizado pelo processador internamente para envio de sinais para outros componentes da estrutura computacional.
Atualmente, os barramentos, principalmente dos processadores (os de transferência de dados) têm sido bastante aprimorados com o objetivo de melhor desenvoltura, ou seja, maior velocidade de processamentos de dados.
Através deste barramento o processador faz a comunicação com o seu exterior. Nele, trafegam os dados lidos da memória, escritos na memória, enviados para interfaces e recebidos de interfaces. Pode ser dividido em três grupos:
Barramento de dados.
Barramento de endereços.
Barramento de controle.
2.2. Barramento de cache
Barramento de Cache em organizações de computadores mais recentes, é um barramento dedicado para acesso à memória cache do computador.
2.3. Barramento de memória
Barramento de Memória responsável pela conexão da memória principal ao processador. É um barramento de alta velocidade que varia de micro para micro e