Historia e evolução da tabela periodica
Assunto: História e Evolução da Tabela Periódica
Matéria: Química
Evolução da tabela periódica
A tabela periódica surgiu com o intuito de agrupar os elementos químicos semelhantes e separar os que não haviam nada em comum. Primeiro eles separam os metais dos não-metais e logo em seguida, Johann Döbereiner em 1817 criou a Lei das Tríades; em 1863 Chancourtois criou o parafuso telúrico; em 1864 Newlands criou a Lei das Oitavas e por último Mendeleev criou a base da tabela periódica que conhecemos.
Lei das Tríades
Em 1817 Johann Döbereiner passou a prestar atenção em alguns elementos como o cálcio (Ca), estrôncio (Sr) e bário (Ba) viu que somando as massas atômicas do cálcio e do bário resultaria no valor da massa atômica do estrôncio. Döbereiner agrupou os elementos de três em três, organizando os mesmos pela sua proximidade, pela diferença entre as massas e pela média aritmética. Ele chamou esse agrupamento de lei das Tríades.
Parafuso Telúrico
O francês Alexandre Chancourtois organizou os elementos ordem crescente de suas massas atômicas por uma linha espiral em volta de um cilindro. Chancourtois sugeriu que suas propriedades estariam em direta relação com a posição em que os elementos ocupavam na sequencia. Entretanto, as regularidades encontradas por ele não poderiam ser observadas para todos os elementos, e a ideia foi descartada.
Lei das Oitavas de Newlands
Em 1864, o inglês John Newlands organizou os elementos da tabela periódica pelo valor de suas massas atômicas e de oito em oito elementos por coluna. Newlands agrupou sete elementos, ressaltando que as propriedades eram repetidas no oitavo elemento, daí ser sua periodicidade chamada de Lei da Oitavas. Porém a lei funcionava somente para as duas primeiras oitavas pois em algumas colunas haviam elementos com propriedades semelhantes, mas também se encontravam elementos que não deveriam estar ali.
Classificação Periódica de Mendeleev
Em